Consultoria em Sustentabilidade desenvolve metodologia em gestão de projetos socioambientais

IMAGEM MATÉRIA1-01

A Sustentabilidade é um termo que hoje pertence ao vocabulário de muitas empresas, instituições sem fins lucrativos, ao poder público, e também em rodas de conversas de alguns setores da sociedade. Mas como trabalhar, de fato, este conceito nas organizações? Por onde começar?

Para solucionar estas questões, foi criada em 2005 a Ato Sustentável!, uma empresa de consultoria em projetos socioambientais. “Iniciamos, a princípio, em consultoria e projetos ambientais tais como Licenciamentos Ambientais, Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Controle Ambiental, Gestão de Resíduos e outros. Com o passar do tempo os trabalhos Ambientais foram se integrando também a demandas Sociais”, explicou Leonardo Venâncio, sócio-diretor da empresa.

A Ato Sustentável! trabalha em cinco eixos diferentes, mas interligados. O primeiro deles é o Sistema de Gestão, cuja empresa desenvolve um software que auxiliará na administração de etapas de um projeto socioambiental, como Planejamento e Monitoramento. A plataforma se chama Ato System e está em fase de testes.

A tal Sustentabilidade, seja de uma ONG, Empresa, Governo ou até mesmo da sociedade virá quando estivermos atuando de forma mais assertiva e equilibrada em diversas áreas ao mesmo tempo. – Leonardo Venâncio

O segundo eixo são as Consultorias destinadas aos clientes que desejam um trabalho mais voltado à sua realidade. A terceira frente trabalhada são Treinamentos e Cursos voltados à gestão de projetos e ações de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade. O quarto eixo são Palestras, realizadas de acordo as especificações do contratante. E, finalizando, a quinta frente é a Comunicação, que é trabalhada de maneira integrada em todo o processo.

ONG

Em se tratando de Terceiro Setor, os projetos socioambientais e de sustentabilidade ganham também em visibilidade. A execução de trabalhos voltados nessa área requer amplo conhecimento e experiência.

Com o objetivo de apresentar uma Metodologia de Gestão desenvolvida especificamente para práticas (projetos e ações) socioambientais realizadas por ONGs, Empresas ou Poder Público, a Ato Sustentável! firmou parceria com o Instituto Rondon Minas e irá realizar neste sábado, dia 31/10, um curso interno visando a capacitação e aprimoramento de seus voluntários e colaboradores.

IMAGEM MATÉRIA3-01

Segundo Leonardo Venâncio, o Instituto Rondon Minas terá possibilidade de utilizar um recurso que facilitará a forma de administrar os projetos socioambientais da organização. “A instituição terá acesso a uma metodologia e a uma ferramenta que potencializará a gestão de todas as ações por ele desenvolvidas”, explica. Essa metodologia apresenta de forma simples porém eficaz, uma maneira de Planejar as etapas de sua prática, monitorar o andamento da execução e também registrar e reportar os resultados obtidos.

A gestão é fundamental para que possamos desenvolver algo de forma mais eficaz. De forma bem simplificada, a gestão engloba o planejamento, a execução e o monitoramento daquilo que será feito – Leonardo Venâncio

Confira uma entrevista com Leonardo Venâncio, sócio-diretor da Ato Sustentável!, parceira do Instituto Rondon Minas:

  • Como nasceu a Ato Sustentável?

Nasceu em 2005 com o foco inicial em Consultoria e Projetos Ambientais. Tais como Licenciamentos Ambientais, Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Controle Ambiental, Gestão de Resíduos e outros. Com o passar do tempo os trabalhos Ambientais foram se integrando também a demandas Sociais e por volta de 2007 já trabalhávamos com Consultoria em Projetos Socioambientais.

  • Quais as características da empresa? Como atua e quais diretrizes?

Talvez a característica mais forte seja a de “gerar e compartilhar conhecimentos e técnicas” nos trabalhos junto a nossos clientes. Acreditamos que boa parte da “solução” do problema existe no próprio local, o que fazemos é auxiliar nossos clientes a entender a situação, perceber as possibilidades, usar as ferramentas mais adequadas e assim atingir os resultados esperados.

IMAGEM MATÉRIA-2-01-01

  • A sustentabilidade hoje é tema importante no cotidiano da sociedade. Como trabalhar este conceito nas empresas, instituições e, principalmente, nas pessoas?

A Sustentabilidade é uma consequência. Ela será o resultado de boas práticas em diferentes campos de uma organização. Tais como Processos de produção, compras, a gestão do negócio, segurança ocupacional, meio ambiente, responsabilidade social e por aí vai. Como podemos perceber, a tal Sustentabilidade, seja de uma ONG, Empresa, Governo ou até mesmo da sociedade virá quando estivermos atuando de forma mais assertiva e equilibrada em diversas áreas ao mesmo tempo.

  • Qual a importância do gerenciamento e de sistemas voltados para esta área?

A gestão é fundamental para que possamos desenvolver algo de forma mais eficaz. De forma bem simplificada, a gestão engloba o planejamento, a execução e o monitoramento daquilo que será feito. O Sistema da Ato é uma ferramenta poderosa e especialmente desenvolvida para auxiliar a gestão nas etapas de Planejamento e Monitoramento; e ainda funciona como Banco de Dados e facilita outra importante ação para as organizações que a Divulgação de suas práticas.

  • Como você vê esta parceria entre a Ato Sustentável e o Instituto Rondon Minas?

Essa parceria será muito proveitosa e interessante para ambos os lados. O Instituto Rondon terá acesso a uma metodologia e a uma ferramenta que potencializará a gestão de todas as ações por ele desenvolvidas e em contrapartida a Ato terá o feedback necessário nessa etapa de testes do Software Ato System! Lembrando que para essa Etapa de Testes, outras 19 organizações participarão no que estamos chamando carinhosamente de Grupo dos 20. Findo os testes, o software será lançado oficialmente.

Quer saber mais detalhes da Ato Sustentável? Acesse: www.atosustentavel.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s