“Mão-na-massa” no 1º dia de Intervenção no Médio Jequitinhonha

O sábado foi de muito trabalho no primeiro dia do Projeto Rondon® Minas – Intervenção no Médio Jequitinhonha Pela Cultura Quilombola.

E será assim durante os próximos quatro dias, onde três equipes estarão se dedicando junto às comunidades quilombolas de Caititu do Meio (Berilo), Moça Santa (Chapada do Norte) e Macuco (Minas Novas) para um mapeamento da potencialidade cultural e requalificação dos centros comunitários.

i-3-01

Esta ação é realizada com recursos arrecadados por meio de doações e eventos, além de mutirão de limpeza, pintura, instalação elétrica e outras iniciativas. As atividades fazem parte da metodologia do trabalho comunitário focado nas trocas de conhecimentos técnicos, científicos e do saber popular e tradicional das comunidades e também permitem que os Rondonistas e os Quilombolas coloquem a mão-na-massa.

Esta ideia nasceu das próprias comunidades no diagnóstico realizado pelo Instituto Rondon Minas entre dezembro e janeiro deste ano.

A preservação da cultura Quilombola é uma das características maiores da resistência destas comunidades quilombolas no semiárido do Vale do Jequitinhonha.

Como consequência, ter um espaço valorizado para as apresentações destas manifestações culturais enriquecerá os momentos de lazer das comunidades, esperando, assim, incentivar o repasse das tradições, podendo ainda promover a geração de renda por meio do Turismo Quilombola de Base Comunitária.

Estas comunidades participam da Rota dos Quilombos, que será lançada em breve, e a estimativa é que este apoio na infraestrutura ajude no planejamento coletivo de desenvolvimento local das comunidades envolvidas.

Você pode ter todos os detalhes da Intervenção, CLICANDO AQUI.

Veja mais fotos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s