Ementa – Grupo de Estudos – NRMQ

EMENTA

MENU NUCLEO RMQ-01

Pretende-se realizar uma experimentação pedagógica e epistêmica no Instituto Rondon Minas por meio de estudos teóricos sobre a temática quilombola. Tomando esses conhecimentos como base para uma formação sociopolítica dos associados, colaboradores e demais participantes das ações da ONG.

Essa proposta  foi iniciada no Instituto Rondon Minas desde 2013, com o objetivo de se construir um Núcleo de Pesquisas e Projetos a cerca das demandas dos povos quilombolas, ou remanescentes de quilombos, com caráter extensionista e que se destinasse a atender situações críticas, emergenciais dos povos quilombolas por meio de ações voltadas a mediação de conflitos, ações paliativas e apoio ao controle social pautadas nas melhorias e direcionamento de soluções junto às comunidades, os movimentos sociais e suas entidades representativas.

Tendo em vista a proposta de construção do Núcleo Rondon Minas Quilombola, viu-se necessária a Formação Continuada dos agentes e participantes da composição deste Núcleo e demais participantes da ONG. Assim criou-se o Grupo de Estudos sobre Africanidades e Questão Quilombola com o intuito de nivelar o conhecimento sobre tal temática e para que possa instruir aos Rondonistas sobre tão complexo e abrangente tema, e que futuramente, possa-se construir o Núcleo Rondon Minas Quilombola com agentes mais críticos, reflexivos e proativos diante as demandas quilombolas de Minas Gerais.