Capacitação sobre Reuniões Efetivas abre o Show de Talentos do Instituto Rondon Minas

Todos nós já saímos de uma reunião, em que tiramos o dia para estar no local indicado, reservamos nosso precioso tempo para estar lá, e que nada foi resolvido. A sensação de frustração, de trabalho perdido e de horas desperdiçadas sempre vem à tona, não é mesmo?

Pensando nisso, os empreendedores sociais do Instituto Rondon Minas, Lucas Xavier e Mariana Rocha, organizaram e facilitaram, em fevereiro, a capacitação “Métodos e Práticas para a Facilitação de Grupos de Trabalho e Reuniões Efetivas”. O evento abriu o Show de Talentos da ONG, que tem como objetivo a troca de saberes e experiência entre seus colaboradores, associados, voluntários e parceiros.

Mariana Rocha e Lucas Xavier no Show de Talentos
Mariana Rocha e Lucas Xavier no Show de Talentos

“Tempo hoje é um dos recursos mais escassos que as pessoas têm demonstrado. E a proposta da capacitação vem para solucionar isso: para que, quando a gente se propõe a estar juntos, a se encontrar, que seja otimizado este tempo, que tenha resultados efetivos, encaminhamentos, pra não ficar chovendo no molhado”, explicou a turismóloga Mariana Rocha.  Otimizar o tempo, ter clareza nos objetivos são alguns dos segredos para conseguir que uma reunião seja realmente efetiva. Segundo o também turismólogo Lucas Xavier, as empresas e instituições precisam avaliar e solucionar esta demanda na efetividade de seus encontros. “Para uma instituição isso é essencial, uma vez que, quanto mais conhecimento próprio você tem, melhor vai ser seu resultado. É necessário entender melhor seus recursos e trabalhar com eles, de forma clara e objetiva”, salienta.

Oportunidade

Além de facilitarem o primeiro Show de Talentos, a atividade também foi idealizada pelos dois empreendedores. A proposta é que o evento, que é uma frente da Formação Continuada do Instituto Rondon Minas, aconteça a cada dois meses. “Esperamos que as pessoas se apropriem desta oportunidade, façam ofertas e se desafiem a experimentar em se colocar em ação. Isso faz com que aumentemos a nossa rede, nossas informações e nossos conhecimentos”, avalia Mariana.

A ideia é ter um espaço de troca de saberes. Onde cada um que tenha habilidade e experiência em uma área possa distribuir seu conhecimento com o outro. “Todos estão ali com o mesmo objetivo, que é viabilizar atitudes e trabalhos em prol da comunidade. Este espaço vai facilitar, e muito, a capacitação deste grupo. O Instituto Rondon Minas só sai ganhando com isso”, conclui Xavier.

IMAGEM MATÉRIA-01

O próximo Show de Talentos está previsto para o fim de abril, com a geógrafa e Secretária Executiva do Instituto Rondon Minas, Thaís Oliveira. Ela irá capacitar os interessados sobre monitoramento e avaliação de projetos.

Anúncios