Importância do catador nas equipes multidisciplinares do Projeto Rondon Minas Resíduos

Luênia – catadora da Cooperativa de Catadores de Poços de Caldas

No ano de 2011 foi assinada a parceria do Projeto Rondon Minas, representado pela PUC Minas e Associação dos Rondonista de Minas Gerais, com o Governo do estado de Minas Gerais de uma proposta que foi definida como: Projeto Rondon Minas Resíduos.

Desde o primeiro momento a parceria se mostrou inovadora em diversos sentidos: levar os estudantes universitários a pensarem em suas ações quanto ao tratamento de resíduos sólidos; pensar em ações em municípios de diversos tamanhos e realidades; fazer com que os alunos entendessem os resíduos através da análise gravimétrica dos resíduos, onde os alunos fazem um levantamento de uma quantidade de lixo para descobrirem, através da separação, o que está sendo jogado em aterros e lixões e descobrirem o potencial econômico com os materiais recicláveis que estão sendo jogados fora; integrar diversos cursos em um tema comum, mostrando que todas as áreas tem importância e podem atuar nessa frente. Porém, uma dessas propostas foi de extrema importância: em cada equipe ter um catador de material reciclado.

A proposta foi que além dos alunos, coordenados por um rondonista já formado, um catador de material reciclado compusesse a equipe durante as ações nos municípios. Infelizmente não conseguimos ter um catador em todas as equipes, mas tive o prazer, quando coordenando uma equipe, viajar com um catador em duas oportunidades. Nas duas viagens que realizei para Piranguçu, no extremo sul de Minas, contei com a participação de catadores da Cooperativa de Poços de Caldas. Em julho de 2011 integrou a equipe o catador Cláudio e em dezembro de 2011 a catadora Luênia.

Na primeira vez me assustou como seria ter uma pessoa de fora da academia em um projeto que propõe a extensão universitária. Saímos da PUC Minas em Belo Horizonte para pegar alunos e o catador na PUC Poços de Caldas, caminho para a cidade de Piranguçu. Logo conhecemos o senhor Cláudio, que se mostrou tímido e um pouco assustado. Quando chegamos no município toda a timidez foi embora. Seus conhecimentos foram essenciais para a realização e um bom trabalho e sua integração com a equipe foi perfeita, aliando o conhecimento técnico a um conhecimento prático, adquirido durante muita labuta.

Claúdio -
Claúdio – catador da Cooperativa de Catadores de Poços de Caldas

A experiência de vida que ele apresentou para os alunos foi enriquecedora, mostrando as lutas que teve que enfrentar para chegar aonde chegou. Cada dia dentro do município foi uma construção de vivência que marcou a todos e nos levou a perceber que o conhecimento não está apenas na sala de aula e que é de essencial importância integrarmos não somente os alunos, mas toda a comunidade, que é essencial para o sucesso de um projeto desse tamanho e com uma proposta voltada para a comunidade.

Em dezembro de 2011, no mesmo município, foi a vez da catadora Luênia integrar à equipe. Ela demonstrou o orgulho de ser catadora, de como isso para ela é uma profissão, que apesar de ser marginalizada se assemelha com qualquer outra. Além disso, foi essencial para nos ajudar a adequar nossas atividades junto a associação e catadores locais, de um forma que fosse mais efetiva e atingisse melhor os associados.

A vivência que essa experiência proporcionou foi essencial para nos trazer uma realidade que às vezes foge a quem participa de projetos voltados à comunidades ou públicos que não têm voz. Geralmente quem participa desses projetos às vezes também não escuta esses públicos. O sucesso se baseia em uma relação dialética entre universidade, poder público, parceiro e público atendido. O Rondon Minas Resíduos mostrou o quanto é importante para os alunos e participantes ouvir os públicos que são envolvidos no projeto. Só assim conseguiremos atingir o sucesso das ações.

Redação: Dalton Reis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s