Instituto Rondon Minas promove Workshop de Contação de Histórias em parceria com a UFMG

Quem nunca se encantou por uma boa história? Quem nunca se perdeu no fantástico mundo da imaginação ouvindo uma pessoa contar aquele divertido conto, fazendo você viajar e sonhar por um instante? Contar histórias é uma prática milenar que se bem utilizada diverte, ensina e humaniza.

Pensando nisso, o Instituto Rondon Minas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promove nos dias 08 e 09 de abril, na Faculdade de Letras, o Workshop Introdução à Arte de Contar Histórias. O evento terá como facilitadoras a relações públicas e contadora de histórias desde 2014, Magna Cristina de Oliveira, e a presidente do Instituto Rondon Minas, Luciana Priscila do Carmo, contadora de histórias autodidata e turismóloga por formação.

A intenção do Workshop? Para Magna Oliveira a proposta é um bom motivo para adquirir conhecimento e aprendizagem. “É instigar a contação de histórias nas escolas, nas empresas e multiplicar essa prática milenar a quem possa interessar. Acredito que será uma troca recíproca que aguçará todos os sentidos para o novo”, completa.

cartaz-1-01

A importância da Contação de Histórias no ensino e no trabalho vai muito além do que imaginamos. Trabalhar a relação de ouvinte, do individual e coletivo, além da motivação são alguns campos de abrangência da área. “Saber escolher a história certa para o público e momento desejado conseguirá muitas vezes sensibilizar por meio da arte com maior efetividade do que muitas aulas e exercícios sobre um tema. Além disso a contação de histórias para jovens e crianças, com certeza, gera a formação de futuros leitores. No trabalho a contação de histórias pode ter diversos resultados como motivação, integração, conhecimento sobre a filosofia e história da instituição empregadora e até sensibilização para a responsabilidade social”, explica Luciana Priscila.

Na prática

O Worshop começará dia 08/04, de 18h30 às 22h, e prosseguirá no dia 09/04, de 08h às 17h30. O local será a sala 2001 da Faculdade de Letras da UFMG. O valor da inscrição é de R$ 95,00. As informações completas você acessa pelo site: http://bit.ly/cursodecontacaodehistoria

O curso irá explicar a importância do hábito de contar histórias na antiguidade e nos tempos atuais. Nele, os participantes irão conhecer e comentar sobre os autores, os temas e as escolhas das histórias e falar sobre as formas de se contar as vivências pessoais e de outras pessoas.

O intuito é extrair do participante o máximo de sua vontade em se tornar um contador de história, além de fazê-lo entender como a profissão é antiga e familiar. De acordo com a facilitadora do Workshop, Magna Oliveira, saber das origens é, justamente, um dos pontos centrais para que uma pessoa se torne um bom contador de histórias. “Conhecer a origem dos contadores na ancestralidade, entender a história e o que ela transmite, conhecer e adaptar, se for o caso, a história para o público alvo,  cuidar do espaço físico, adaptar a história ao seu modo/jeito de contar. E ser um bom leitor, pois precisamos instigar o gosto pelos livros e concomitantemente com a leitura. Essas são algumas características fundamentais para ser um bom contador de histórias”, diz.

Magna Oliveira e Luciana Priscila do Carmo
Magna Oliveira e Luciana Priscila do Carmo

Formação Continuada

O Workshop é um evento da Formação Continuada do Instituto Rondon Minas. A troca de saberes técnicos, científicos e populares é uma grande oportunidade para difundir novas ideias, diversidade e pluralidade de opiniões.

A presidente da Instituição e facilitadora do evento, Luciana Priscila do Carmo, ressalta a importância do Workshop e seu viés social: “a atividade conta com a parceria de um projeto de extensão da UFMG, premissa do Projeto Rondon® Minas, que é multiplicar esses saberes para a comunidade em geral. E essas ações arrecadam recursos independentes para a realização das intervenções sociais que realizamos junto à comunidades  parceiras e mais carentes em diversos aspectos”, ressalta.

Luciana ainda destaca que a presença nos eventos do Instituto Rondon Minas é muito importante não apenas na contribuição financeira, deixando a Instituição à disposição para quem quiser participar. “Quem participa de nossas atividades está contribuindo com a arrecadação destes recursos financeiros necessários, mas não deixa de ser um potencial multiplicador em sua comunidade e podendo vir a ser um voluntário do Instituto. As portas são muitas e estão abertas”, conclui.

Informações

08/04/16 – 18h30 às 22h

09/04/16 – 08h às 17h30

Local: Sala 2001 da Faculdade de Letras da UFMG

Valor: R$ 95,00

*Almoço sob responsabilidade do participante

– Parte do recurso será destinado às ações do Instituto Rondon Minas

Inscrições: http://bit.ly/cursodecontacaodehistoria

Anúncios