Lixão é transformado em parque ecológico com mutirão

Foto: Catracalivre
Foto: Catracalivre

Colaboração, força de vontade, boas ideias e iniciativa. Esses são alguns ingredientes que podem fazer do mundo um lugar melhor para se viver. E o Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, sabe bem como é usar estes “temperos” transformadores da sociedade.

Há dez anos, Mauro Quintanilla e Pedro Henrique de Cristo, dois moradores da comunidade, resolveram limpar um terreno que servia como lixão irregular e dar cara nova ao local. A iniciativa tomou corpo, e logo os vizinhos aderiram a campanha e criaram o Parque Ecológico Sitiê.

“Nós começamos a limpar, eu não acreditava que íamos conseguir”, contou Quintanilla, em entrevista ao site Arq.Futuro. “Só que virou uma bola de neve, vinham voluntários num dia, no outro dia vinham outros”, completou.

Um mutirão foi formado e ajudou a remover 16 toneladas de lixo que estavam acumulados há décadas no lugar. O interessante é que parte dos resíduos foi reaproveitado na construção do próprio parque, como pneus velhos, assentos sanitários e vasos de plantas.

O parque hoje é formado por 8,5 mil metros quadrados de jardim, horta comunitária e espaço de recreação. Tudo isso com uma linda vista para o mar. Para Pedro Cristo, um dos idealizadores, o sentimento de pertencimento foi preponderante para o sucesso do projeto. “O grande segredo para fazer isso é que a comunidade precisa ser dona do processo de mudança”, disse.

O Parque Ecológico Sitiê recebeu premiação nos Estados Unidos e foi reconhecido como a primeira agro-floresta do Rio pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. A denominação é dada a locais em que trechos de mata nativa se alternam com terrenos cultivados, num conjunto de parque ecológico com parque educativo.

O Instituto Rondon Minas, que tem como alguns de seus valores a coletividade e a transformação, apóia estas iniciativas.

Foto: Catracalivre
Foto: Catracalivre
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s