Núcleo Rondon Minas/UNA constrói conhecimento do 3º Setor para alunos

Foi inaugurado no último sábado, 16/04, o Núcleo Rondon Minas/UNA – Terceiro Setor & Empreendedorismo Social. O evento foi realizado no prédio do Centro Universitário UNA – Campus Barro Preto, em Belo horizonte, contando com a presença dos alunos do curso de Serviço Social.

Neste primeiro encontro, os participantes aprenderam sobre a metodologia de trabalho do Instituto Rondon Minas, além da contextualização do Terceiro Setor, Participação Social e Agenda 21.

O facilitador foi o advogado, técnico e empreendedor social do Instituto Rondon Minas, José Patrício Figueiredo. “A ideia é que estes alunos nos ajude a fortalecer cada vez mais nossa proposta. Iremos atuar junto às comunidades ao longo do processo e em outros projetos que o Rondon já faz”, explicou.

O Núcleo é uma parceria entre Instituto Rondon Minas e o Centro Universitário UNA. A proposta propõe a organização dos alunos universitários através do estímulo à participação comunitária com o objetivo de construir conhecimento para a área do Terceiro Setor e do Empreendedorismo Social para fomento do fortalecimento de metodologias de base comunitária onde se estabeleça um processo de desenvolvimento local, integrado e sustentável com o engajamento da sociedade organizada na elaboração e desenvolvimento de Políticas Públicas.

Alunos do curso de Serviço Social da UNA participam do Núcleo Rondon Minas/UNA
Alunos do curso de Serviço Social da UNA participam do Núcleo Rondon Minas/UNA

O professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UNA, Cristiano Costa Carvalho, ajudou a organizar a atividade e estava presente na aula de inauguração. Ele ressaltou a importância da parceria. “Achamos muito pertinente trazer esta proposta para acrescentar às atividades que já desenvolvemos. O aspecto mais positivo é de criar o protagonismo dos estudantes, junto com a comunidade acadêmica, os professores, os funcionários, na perspectiva de instrumentalizar e compreender melhor aspectos da assessoria, consultoria, diagnóstico para trabalhar com movimentos sociais, populares, comunidades, na efetivação de direitos e cidadania”, enfatizou.

Sem título-1-01

Os próximos encontros do Núcleo Rondon Minas/UNA serão dias 30/04, 14/05, 28/05, 11/06 e 25/06. A carga horária acadêmica é de 40h.

Anúncios