Participação no Festival Lixo e Cidadania e na Semana de Redução de Resíduos

Festival Lixo e Cidadania

O Projeto Rondon Minas edição RESÍDUOS esteve mais uma vez presente da 11ª edição do FESTIVAL LIXO E CIDADANIA que ocorreu do dia 22 a 26 de outubro de 2012. O Festival Lixo e Cidadania abre a participação de diferentes públicos, congregando-os numa arena comum de diálogo em torno de sua causa maior: perspectiva sociocultural consciente e propositiva acerca da abrangência do tema Lixo e Cidadania. A organização do evento propõe uma troca de experiências e intercâmbio cultural. O Festival é um lugar para encontros em defesa da diversidade e do reconhecimento afirmativo das culturas e das diferentes formas de empreendedorismo, tendo como foco a organização dos catadores de material reciclável.

A organização do evento proporcionou um espaço de estande para o Rondon e com isto foi possível divulgar nosso trabalho para todos os participantes do evento. O estande também serviu como ponto de encontro, onde catadores que participaram de outras edições, puderam observar fotos das equipes em que participaram, trocarem de informações sobre municípios atendidos, sobre a situação das associações que fazem parte, matar saudades dos amigos feitos durante a viagem e, principalmente, serviu de vitrine para mostrar aos outros companheiros de luta pela coleta seletiva.

Além disso, o Projeto Rondon foi convidado a apresentar suas experiências dentro dessa perspectiva de resíduos na Semana Mineira de Redução de Resíduos, que aconteceu entre os dias de 17 a 22 de novembro de 2012, em sua terceira edição. O foco foi apresentar para parceiros e sociedade civil os resultados do trabalho junto a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e propostas de trabalho integrado a diversos outros parceiros.

O Projeto Rondon Minas Resíduos realizou, dentro das atividades da Semana Mineira de Redução de Resíduos, um atividade junto ao Projeto PUC Mais Idade, projeto de extensão focado na terceira idade realizado pelo Núcleo de Meio Ambiente e Saúde da PUC Minas. A oficina se deu através de uma simulação de compras na qual os idosos colocaram em prática conceitos de consumo consciente prevendo a melhor forma de evitar o desperdício no ato da compra. A atividade está concorrendo a um prêmio na Semana Europeia de Redução de Resíduos e Minas Gerais é o estado que está representando o Brasil nesse evento internacional.

Redação: Lorenza Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s