Projeto Rondon em Chapada Gaúcha


Estudantes do Projeto Rondon Minas realizam trabalhos com resíduos em Chapada Gaúcha

Equipe de Chapada Gaúcha
Equipe de Chapada Gaúcha

“Integrar para não entregar”. Esse é o lema do Projeto Rondon Minas Resíduos, que realizou diversos trabalhos entre os dia 1º e 13 de julho de 2012 em Chapada Gaúcha (MG). O Rondon Minas Resíduos é uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Associação dos Rondonistas de Minas e o Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

A proposta do projeto é realizar trabalhos sociais e culturais, integrados com a questão socioambiental e de resíduos. Outro objetivo do Rondon é levar universitários a praticar o que aprendem em sala de aula de uma forma distinta, na qual realizam diversos trabalhos em campo para entender a dura realidade que os cercam.

Os rondonistas, como são chamados os integrantes do Projeto Rondon, fazem visitas e entrevistas com o poder público; prefeitos, secretários municipais, entre outros; comunidade e toda a sociedade civil organizada, entre elas ONGs, descobrindo suas necessidades e desenvolvendo trabalhos.

Durante os 13 dias que se hospedaram na cidade, os rondonistas desenvolveram atividades importantes, a fim de promover uma troca de experiências entre Chapada e o próprio projeto. Foram realizadas oficinas voltadas à educação, cultura, saúde, artesanato, marketing, resíduos, etc. Atividades como oficina com os idosos do grupo de caminhada e o Hiperdia, I Olimpíada de Chapada Gaúcha, teatro para crianças da creche municipal e visita ao aterro, ficaram marcadas na população chapadense.

O Rondon Minas já havia visitado Chapada Gaúcha no ano de 2007 e desenvolveu várias atividades voltadas para as questões sociais e culturais no município. Esse ano, o foco principal do projeto é conscientizar todos sobre resíduos, redução e reciclagem, e conscientização ambiental. Mesmo construindo novos focos o Projeto Rondon Minas Resíduos busca integrar conhecimentos e interagir com novas histórias junto a população de cada cidade em que visita.

Integrantes da equipe Rondon Chapada Gaúcha: Dalton Reis (coordenador), Ariane Palma (estudante de Jornalismo – PUC Minas), Sara Terra (Psicologia – PUC Minas Arcos), Lucas Monteiro (Design de Produtos – UEMG), Mariana Ferreira (Enfermagem – PUC Minas), Kelly Adams (Pedagogia – PUC Minas), Bárbara Pires (Engenharia Ambiental – UNI-BH), Leonardo Arruda (Direito – Faculdade Kennedy), Laudivânia Ferreira (Enfermagem – PUC Minas Arcos), Clara Rondas (Enfermagem – Faculdade de Ciências Médicas de MG), Ana Clara Paiva (Enfermagem – PUC Minas) e Carolina Spinula (Arquitetura e Urbanismo – PUC Minas).

Redação: Por Ariane Palma (Estudante do 7º de Jornalismo – PUC Minas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s