Quem somos

O Instituto Rondon Minas é uma organização não governamental do terceiro setor, que atua desde 2005 com empreendedorismo social e voluntariado em várias temáticas. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento social com responsabilidade socioambiental.

O Instituto elabora e executa projetos de cunho social com equipes multidisciplinares e promove a extensão do conhecimento técnico e científico. Através de suas ações, incentiva a sociedade civil a ser corresponsável pelos problemas sociais e mobiliza atores sociais: técnicos, estudantes e comunidade em geral para maior engajamento e atuação cidadã, além de promover a formação técnica e humana dos colaboradores e comunidades envolvidas.

A ONG tem como foco intervenções sociais em comunidades que apresentem demandas de trabalhos sociais, com execução de ações para o desenvolvimento local. A proposta é atender todos os públicos nas comunidades e, além disso, realizar troca de experiências e capacitações com a sociedade civil organizada, poder público e demais parceiros. Em cada ação, o Instituto busca parceiros para potencializar o trabalho nas comunidades atendidas.

O enfoque central do Instituto é o desenvolvimento integrado e sustentável que resulte em geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, tendo como eixos estruturantes:

• Mobilização da comunidade em torno de um programa de desenvolvimento;
• Incentivo ao resgate da cultura local;
• Incentivo à participação popular;
• Realização de ações que contribuam para criação de um espírito empreendedor da população;
• Identificação de potencialidades, problemas e proposição de soluções coletivas;
• Identificação e captação de outros parceiros para o cumprimento de projetos específicos;
• Realização de ações educativas visando a formação de agentes multiplicadores sobre diversas temáticas (meio ambiente, saúde, habitação, educação, turismo, etc).

Anúncios